Atenção
Nossa comunicação durante o evento será facilitada pelo uso do slack. Para entrar em nosso workspace use este link. Você pode baixar o slack para seu notebook e para seu celular para facilitar o uso e manter-se sempre online.
Premiação
1° Lugar: O projeto de pesquisa “Inclusão Digital Integrada – Monitoramento dos indicadores de inclusão digital do MCTIC” executado pelo grupo de pesquisa Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) da Universidade Federal do Paraná com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), apoiará a equipe classificada em primeiro lugar com até 6 (seis) passagens para participar da SBRC 2020 nas seguintes condições.
2° Lugar: A SAP Brasil oferecerá à equipe classificada em segundo lugar com até 6 (seis) fones de ouvido.
Critérios de avaliação:
- ADERÊNCIA AO TEMA: serão avaliadas a aderência ao tema do hackathon (cidades inteligentes) e o uso das plataformas disponíveis 25%
- CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO: será avaliada a originalidade da solução desenvolvida 25%
- QUALIDADE TÉCNICA: será avaliado quanto da solução completa está implementada e funcionando 25%
- APLICABILIDADE/RELEVÂNCIA: será avaliada a real aplicação/impacto da solução 25%
- Observação 1: sua apresentação vai influenciar diretamente a forma como os avaliadores enxergam sua solução e pontuam esses critérios
- Observação 2: é preciso participar do checkpoint para ser finalista
Chamada de participação
O Hackathon SBRC 2019 será um espaço para que interessados e entusiastas em tecnologias se encontrem, criem projetos-relâmpago juntos e se divirtam no processo. O evento acontecerá entres os dias 6 e 9 de maio, e terá como tema “Cidades Digitais Inteligentes”. O desenvolvimento de aplicações para cidades inteligentes envolve diversos temas e tecnologias como Internet das Coisas, Redes de Sensores, Computação em Nuvem e Névoa, Sistemas Distribuídos de Processamento, Redes Avançadas, Mobilidade e Segurança.
A maratona de programação é pensada tanto para programadores experientes em cidades inteligentes, quanto para quem nunca mexeu com a área e tem interesse em experimentar. Também não é preciso ter uma equipe pré-formada antes do evento.
Neste ano, teremos a oportunidade de usar três plataformas relacionadas a cidades inteligentes com ajuda de mentores experientes:
- Acesso a dispositivos geralmente usados para coletar dados de sensores reais (ex. temperatura, giroscópios, acelerômetros e câmeras) e a uma base de dados com valores previamente coletados. Com estes dispositivos, várias aplicações podem ser criadas, inclusive um middleware que facilite a priorização de dados dos diferentes tipos de sensores. Mais informação sobre esta plataforma pode ser encontrada aqui. Os mentores deste tema são integrantes do Grupo de Sistemas de Computação Móvel (GMob) e Laboratório de Sistemas de Computação (LSC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);
- Acesso a hardware específico compacto, com capacidade de exibição de vídeos de alta resolução e processamento de aplicações utilizando inteligência artificial. Com criatividade, podemos criar diversas aplicações a serem embarcadas neste hardware (a exemplo de aplicações de monitoramento para segurança, contagem de pessoas e exibição de filmes de alta resolução com baixo custo). Encontro mais informações sobre essa plataforma aqui. Os mentores deste tema são da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e Kasco P&D em tecnologia;
- Acesso a serviço de processamento confiável em nuvens computacionais não confiáveis. Muitas aplicações de cidades inteligentes exigem requisitos de segurança e privacidade que não são atendidos pelos provedores de nuvem atuais. Durante o hackathon será possível desenvolver aplicações com requisitos fortes de segurança (que serão atestados) e usar o serviço de processamento confiável em nuvem para executá-las. Mais informações sobre esta plataforma podem ser encontradas aqui. Os mentores deste tema são da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Os trabalhos a serem desenvolvidos durante o hackathon podem usar uma ou mais destas plataformas. As empresas e laboratórios de pesquisa que estão cedendo estas soluções são parceiras do evento e disponibilizarão coaches para auxiliar os participantes no uso das mesmas.
Os participantes terão acesso à rede Wi-Fi/internet durante o hackathon. Não serão disponibilizados computadores para os participantes, sendo fundamental que cada um leve seu notebook.
O evento começa na segunda-feira com a apresentação geral sobre Cidades Inteligentes, seguida das apresentações das três plataformas e ideias de casos de uso para o hackathon. Na terça-feira pela manhã será realizado um brainstorm de ideias em torno das soluções e desafios propostos para identificação dos desafios mais populares e formação dos grupos para desenvolvê-los. Os desafios e ideias podem ir além dos já sugeridos e também podem combinar conhecimento e suporte de mais de um time de mentoria. O desenvolvimento dos projetos deve seguir até a quinta-feira, quando faremos as apresentações, e os melhores projetos receberão prêmios durante o jantar de encerramento do SBRC.
Para participar do hackathon, você precisa se inscrever no SBRC, ter curiosidade/interesse pelo tema Cidades Inteligentes, e não esquecer de trazer seu notebook! Venha participar deste desafio!
Chamada de Temas
O Hackathon SBRC convida interessados para apresentarem temas em Cidades Digitais Inteligentes que representem desafios para a comunidade do SBRC e ao mesmo tempo relevantes para a sociedade Brasileira. Esses temas serão avaliados e selecionados para serem apresentados às equipes que participarão do evento hackathon. O evento começa com um brainstorm de ideias em torno dos temas sugeridos para definir o escopo do que pode ser desenvolvido durante o evento. Os grupos serão formados em torno das ideias que forem mais populares.
A proposta de temas deverá incluir os seguintes itens:
- Título do tema
- Identificação do proponente
- Descrição do tema e justificativa de sua importância
- O grau de maturidade do problema indicado (considera, por exemplo, pré-existência de dados, ou fornecimento de plataformas de hardware e/ou software como frameworks já desenvolvidos)
- Indicação de possíveis plataformas de software, hardware e base de dados
Além disso, deve ser informada a disponibilidade de alguém para realizar coaching durante o evento para as equipes que escolherem trabalhar com este tema. Temas que possam ser experimentados de maneira prática pelos participantes do evento também são desejáveis.
As propostas de tema serão avaliadas considerando: potencial de inovação da proposta, adequação da proposta ao tempo disponível do evento, clareza e objetividade da proposta no que diz respeito ao que pode ser feito na prática pelos participantes, maturidade da proposta e disponibilidade para coaching relacionado à proposta. Um mesmo proponente pode inscrever quantas propostas tiver interesse.
Formulário de Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfHCD4QhoOzQFhbSpT_q_ymBgflqilhhoask0vpWQ4UM0ZXZw/viewform
Datas Importantes
- Inscrições de propostas de temas: 04/03/2019
- Resultado da chamada de propostas: 18/03/2019
Em caso de dúvidas entrar em contato por: bona@inf.ufpr.br ou raquel@computacao.ufcg.edu.br
Coordenação

Raquel Lopes (UFCG)
